MOÇÃO Nº 20.955/2017

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES AO MUNICÍPIO DE EUCLIDES DA CUNHA PELA PASSAGEM DO SEU ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA faz inserir na ata dos seus trabalhos Moção de Congratulações ao município de Euclides da Cunha pela passagem do seu aniversário de 84 anos de emancipação político-administrativa, comemorado no dia 19 de setembro do corrente ano.

Nominado como Euclides da Cunha em 1938 para homenagear o escritor de “Os Sertões”, o município integra o território de identidade Semiárido Nordeste II e tem Nossa Senhora da Conceição como padroeira. Seus festejos juninos reforçam as características culturais do típico sertão brasileiro. Na culinária euclidense, merece destaque a carne de bode, ingrediente de muitos pratos peculiares da culinária local.

Muito antes de se tornar a Euclides da Cunha que se conhece nos tempos atuais, o território local foi habitado inicialmente por indígenas Caimbés. Depois a localidade foi desbravada por colonos, que para lá levaram suas famílias e nela fixaram residência, dedicando-se à lavoura e à criação de gado, atividades que ainda hoje integram a economia municipal.

Entre os desbravadores do território merece destaque o Major Antoninho, dono da Fazenda Cumbe do Major, principal lugar a ser povoado pelo “homem branco”. Os jesuítas, vindos de Portugal para catequizar os índios, ergueram na localidade uma capela, ainda de pé, e um convento. Com isso, mais pessoas foram atraídas para a região e a propriedade rural progrediu, sendo elevada em 1881 ao nível de distrito com o nome de Cumbe, então pertencente ao município de Monte Santo.

O lugar alcançou a categoria de vila em 1898, sendo desmembrada do território monte-santense. No ano de 1931 a localidade foi reanexada ao município de Monte Santo. Em 19 de setembro de 1933 o local chegou ao nível de município com o nome inicial de Cumbe.

Na data em que Euclides da Cunha comemora a sua emancipação político-administrativa, a Assembleia Legislativa da Bahia parabeniza o município por sua trajetória de muita luta e riqueza cultural, uma vez que até seu nome é inspirado no autor de uma grande obra da literatura brasileira.

Dê-se ciência da presente Moção à Prefeitura Municipal e à Câmara Municipal

Sala das Sessões, 19 de setembro de 2017

Deputado Carlos Geilson