MOÇÃO Nº21.816/2018

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES AO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DA VITÓRIA PELA PASSAGEM DO SEU ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA faz inserir na ata dos seus trabalhos Moção de Congratulações ao município de Santa Maria da Vitoria pela passagem do seu aniversário de 109 anos de emancipação político-administrativa, comemorado no dia 26 de junho do corrente ano.

As histórias do começo do município levam ao início do século XIX, quando sua sede teve a sua formação na margem esquerda do Rio Corrente, época em que essa área pertencia ao município do Rio das Éguas (atual Correntina). Os primeiros desbravadores da localidade foram atraídos pela exploração aurífera na região santa-mariense. Com o passar dos anos, a agricultura passou a ser atividade também predominante no local.

Em 1840 no seu território existiam apenas algumas casas e pés de gameleira, árvore cuja sombra abrigava os comerciantes de rua. Tempos depois, os habitantes locais edificaram uma capela dedicada a Nossa Senhora das Vitórias, filiada à freguesia de Nossa Senhora da Glória do Rio das Éguas. A localidade cresceu e seu porto passou a ter grande movimento.

Após os reveses da sua trajetória, o local chegou ao nível de cidade com o nome de Santa Maria em 26 de junho de 1909, através da Lei Estadual 737. Cerca de 35 anos depois, o município teve sua nominação alterada para Santa Maria da Vitória. Integrante do Território de Identidade da Bacia do Rio Corrente, o município é propício para passeios em trilhas e banhos em águas cristalinas.

Na data em que Santa Maria da Vitoria comemora a sua emancipação político-administrativa, a Assembleia Legislativa da Bahia parabeniza o município por sua trajetória de progresso cujo principal protagonista é o seu povo.

Dê-se ciência da presente Moção à Prefeitura Municipal e à Câmara Municipal.

Sala das Sessões, 25 de junho de 2018

Deputado Carlos Geilson