MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES AO MUNICÍPIO DE SERRINHA PELA PASSAGEM DO SEU ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA faz inserir na ata dos seus trabalhos Moção de Congratulações ao município de Serrinha pela passagem do seu aniversário de 142 anos de emancipação político-administrativa, comemorado no dia 13 de junho do corrente ano.

 

Relatos históricos sobre o território onde está o município dão conta de que seus primeiros habitantes foram os índios Cariris. No século 18 os portugueses chegaram à região e promoveram o ordenamento urbano do lugar. Com isso, os desbravadores iniciaram a construção de uma capela dedicada à Senhora Sant’Ana, que se tornou padroeira local. A edificação da igrejinha favoreceu a formação de um povoado que passou a ser ponto de parada dos tropeiros que trafegavam pela região.

 

Marcando a influência do catolicismo, a localidade ganhou uma Igreja Matriz, que foi concluída em 1780. Em 1º de junho de 1838 foi criado o distrito de paz de Serrinha. No dia 13 de junho de 1876 o lugar foi elevado à categoria de município, sendo que antes ele pertencia ao munícipio de Purificação dos Campos, atual Irará.

 

Entre os destaques da cultura local estão a Procissão do Fogaréu e a Vaquejada de Serrinha. A primeira manifestação completou 88 anos neste ano e é realizada na quinta-feira da Semana Santa como forma de retratar a busca dos soldados romanos por Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. No município, católicos desfilam pelas ruas da cidade portando tochas com velas acesas e sobem uma colina onde a família Nogueira instalou uma imagem de Senhora Sant’Ana. Já a vaquejada é uma das maiores do Brasil. Inclusive, neste ano a Vaquejada de Serrinha completa 51 anos de existência.

 

Na data em que Serrinha comemora a sua emancipação político-administrativa, a Assembleia Legislativa da Bahia parabeniza o município por ter uma população que tanto se empenha para ver a cidade se destacar mais e mais e se tornar um lugar melhor para todos que nela residem.

 

Dê-se ciência da presente Moção à Prefeitura Municipal e à Câmara Municipal.

 

Sala das Sessões, 06 de junho de 2018

 

 

 

Deputado Carlos Geilson