MOÇÃO Nº 21.934/2018

 

 

MOÇÃO DE APLAUSO À ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA PELA PASSAGEM DO SEU ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO.

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA faz inserir na ata dos seus trabalhos, Moção de Aplauso à Arquidiocese de Feira de Santana pela passagem dos seus 56 anos de fundação, celebrados em 21 de julho do ano corrente.

 

A titulação de Arquidiocese foi concedida pelo Papa João Paulo II em 16 de janeiro de 2002, mesma data em que o líder mundial da Igreja Católica elevou o Bispo de Feira de Santana, na época Dom Itamar Vian, à dignidade de Arcebispo Metropolitano. Mas o começo da trajetória da instituição feirense vem de antes desses fatos.

 

A Diocese de Feira de Santana foi criada no dia 21 de julho de 1962 pela Bula “Quandoquidem novae” do Papa João XXIII, sendo ela desmembrada da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Seu primeiro Bispo foi Dom Jackson Berenguer Prado (1962 – 1971). Em seguida foi Dom Silvério Jarbas Paulo de Albuquerque (1973 – 1995).

 

No ano de 1995, Dom Itamar Vian assumiu o governo diocesano e permaneceu nele até parte do ano de 2015. No dia 2 de dezembro do último ano citato, Dom Zanoni Dementtino Castro assumiu o cargo de Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana. A Arquidiocese é formada por 19 cidades e abrange uma população estimada em cerca de 970 mil habitantes, o que a torna uma das mais atuantes na Bahia. Seu lema episcopal é “Somos Todos Irmãos”.

 

Nesta data de grande importância para as comunidades católicas de Feira de Santana e região, a Assembleia Legislativa da Bahia aplaude a Arquidiocese de Feira de Santana por sua trajetória de serviços a Deus e amor ao próximo.

 

Dê-se ciência da presente Moção à comunidade católica, ligada à Arquidiocese feirense, através do Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Dementtino Castro.

 

 

 

 

Sala das Sessões, 23 de julho de 2018

 

 

Deputado Carlos Geilson

 

ENDEREÇO:

 

Secretaria da Arquidiocese de Feira de Santana.

Avenida Getúlio Vargas, Nº 394 – Centro.

Feira de Santana – Bahia.

CEP: 44001-192.