MOÇÃO Nº 21.933/2018

 

MOÇÃO DE APLAUSO AO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DA FEIRA PELA PASSAGEM DO SEU ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.

 

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA faz inserir na ata dos seus trabalhos Moção de Aplauso ao município de Conceição da Feira pela passagem do seu aniversário de 92 anos de emancipação político-administrativa, comemorado no dia 23 de julho do corrente ano.

 

Conceição da Feira é cercada por belezas naturais, a exemplos da Serra da Putuma e do Rio Paraguaçu. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um dos principais ícones arquitetônicos da cidade. O Arraiá do Xamego, realizado no período junino, é marca da cultura local. O município é também conhecido como a Capital do Frango, isso por conta de que a avicultura é bastante difundida em seu território, chegando a ser sua maior fonte econômica, também composta pelo comércio varejista e feiras livres.

 

Mas para se tornar a Conceição da Feira que se conhece hoje muita história de passou. A trajetória local teve início em 1675, quando o coronel Manuel Correia construiu em suas terras uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. A igrejinha era subordinada à Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira. Já no ano de 1830, o casal Manuel da Costa e Antônia de São José ergueu outro pequeno templo, que também foi dedicado à mesma santidade da primeira edificação.

 

A localização da nova capela era estratégica, uma vez que ela estava situada no entroncamento de duas estradas reais movimentadas, a do Sertão e a do Nordeste, além de ter nas suas redondezas ótimas nascentes d’água, muito procuradas pelos tropeiros e viajantes que por lá passavam. E foi nos arredores dessa nova igrejinha que um povoado começou a crescer.

 

Passados alguns anos, o comércio foi beneficiado através do surgimento da feira livre e da casa de negócios, o que permitiu à localidade chegar ao nível de arraial, com o nome de Nossa Senhora da Conceição Nova da Feira. Depois o local alcançou o nível de vila, sendo nominada de Conceição da Feira, e em seguida chegou à categoria de município, com a mesma nominação.

 

Na data em que Conceição da Feira comemora a sua emancipação político-administrativa, a Assembleia Legislativa da Bahia aplaude o município por sua trajetória de progresso junto com o seu povo, que tanto ama essa terra.

 

Dê-se ciência da presente Moção à Prefeitura Municipal e à Câmara Municipal.

 

 

Sala das Sessões, 23 de julho de 2018

 

 

 

Deputado Carlos Geilson