MOÇÃO DE APLAUSO AO MUNICÍPIO DE LAMARÃO PELA PASSAGEM DO SEU ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA faz inserir na ata dos seus trabalhos Moção de Aplauso ao município de Lamarão pela passagem do seu aniversário de 56 anos de emancipação político-administrativa, comemorado no dia 20 de julho do corrente ano.

 

Habitado inicialmente pelos índios biritingas, o local onde hoje está o município de Lamarão tem como primeira referência de presença branca o estabelecimento dos irmãos Antônio e José Celestino de Oliveira. Na localidade os desbravadores fixaram moradia, o que favoreceu a formação de um ponto de parada para tropeiros e viajantes, que na época se deslocavam de Nova Rainha (atual cidade de Senhor do Bonfim) para Santo Amaro transportando mercadorias.

 

Depois o lugar progrediu e foi declarado distrito pertencente à cidade de Serrinha em 26 de Julho de 1923. Já no ano de 1962, Lamarão foi emancipada através da Lei Estadual nº 1.737. O nome do município tem origem curiosa. Ele é inspirado em uma lagoa temporária que havia no local mais baixo do hoje território da cidade lamarãoense. Devido aos constantes períodos de estiagem, a lagoa se tornava um lamaçal. Daí nomeou-se o lugar de “Lamarão”.

 

No dia 13 de junho o município comemora seu padroeiro, Santo Antônio, e na sequência São João e São Pedro. Nessa época a culinária local ganha mais adeptos por conta dos pratos típicos da época, a exemplos da canjica e do bolo de aipim.

 

Na data em que Lamarão comemora a sua emancipação político-administrativa, a Assembleia Legislativa da Bahia aplaude a população local, responsável por impulsionar o município, fazendo-o crescer mais e mais.

 

Dê-se ciência da presente Moção à Prefeitura Municipal e à Câmara Municipal.

 

Sala das Sessões, 18 de julho 2018

 

 

Deputado Carlos Geilson