MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES AO MUNICÍPIO DE TANQUINHO PELA PASSAGEM DO SEU ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA faz inserir na ata dos seus trabalhos Moção de Congratulações ao município de Tanquinho pela passagem do seu aniversário de 60 anos de emancipação político-administrativa, comemorado no dia 14 de agosto do corrente ano.

 

Quem chega a Tanquinho pela BR-324 logo vê uma elevação rochosa que domina o cenário: o Monte da Emancipação. Utilizado para a prática de esportes radicais, a exemplo do voo livre, além de ser lugar de peregrinação durante a Semana Santa, a elevação tem esse nome numa referência ao desmembramento entre Tanquinho e Feira de Santana. E para entender a história local é preciso voltar um pouco no tempo.

 

A trajetória do território onde hoje está o município remonta ao século 19, quando tropeiros que por lá passavam costumavam descansar à margem de uma nascente de água chamada de Tanquinho do Gonzaga. Numa das secas que atingiram a região, a fonte secou e os viajantes tiveram que mudar o percurso, antes realizado por trás do monte e que passou a ser feito pela frente da elevação. No novo trajeto, os comerciantes encontraram uma nova nascente que denominaram apenas de Tanquinho.

 

Essa nova fonte d’água passou a ser o novo ponto de parada dos tropeiros e, com o passar dos anos, seus arredores começaram a ser habitados, o que permitiu, no ano de 1879, a criação do distrito denominado de Tanquinho e subordinado ao município de Feira de Santana. O local alcançou a categoria de município em 1952, mas apenas dois anos depois a localidade voltou a pertencer ao território feirense. A reconquista da autonomia municipal finalmente foi concretizada em 14 de agosto de 1958.

 

Tanquinho tem na sua cultura grandes expressões da tradição nordestina, a exemplo dos festejos juninos, que tem crescido a cada ano. Também durante o período junino a cidade celebra seu padroeiro, Santo Antônio. Na culinária local merece destaque o saboroso requeijão.

 

Na data em que Tanquinho comemora a sua emancipação político-administrativa, a Assembleia Legislativa da Bahia parabeniza o município e, em especial, o seu povo, que sabe receber o visitante tão bem e tanto luta pelo melhor para sua terra.

 

Dê-se ciência da presente Moção à Prefeitura Municipal e à Câmara Municipal.

 

 

Sala das Sessões, 13 de agosto de 2018

 

 

 

Deputado Carlos Geilson